Abordaremos neste artigo um mineral muito interessante – a creedita, que na grande maioria das vezes ocorre como grupos de cristais alongados, e de cores variando entre o incolor e o violeta. Comercialmente falando, as mais vistas são as alaranjadas e as incolores, como as que ilustram esta matéria. Algumas aparecem associadas à fluorita.
1 – Mineralogia
– Composição química: Ca3[SO4{Al2F8(OH)2]-2H2O
– Sistema: Monoclínico
– Cor: do incolor ao violeta, passando pelo alaranjado e pelo branco, entre outras
– Brilho: vítreo
– Principais ocorrências: Estados Unidos, México, Cazaquistão, Bolívia e China
– Origem do nome: Faz menção à região onde foi originalmente descoberta, no quadrilátero de Creede, Colorado.
– “Type Locality” (localidade onde foi primeiro descrita): Colorado Fluorspar Co. Mine, Wagon Wheel Gap, Mineral Co., Colorado, USA
– Ano: 1916
2 – Características Energéticas:
Segundo os estudiosos, a creedita alinha os chakras laríngeo e coronário, funcionando como uma ótima ferramenta para meditação, clarificando e canalizando adequadamente pensamentos e sentimentos.
Ainda segundo os especialistas sobre o tema como a nossa querida Melody, auxilia na compreensão de textos místicos e sagrados aumentando a percepção das mensagens sutis sobre a estrutura do conhecimento. Traz coragem e determinação para que os obstáculos sejam enfrentados de frente.
No plano físico, é conhecida por auxiliar na recuperação de fraturas e de rupturas musculares. Atua também sobre o fígado e na absorção de vitaminas A, B e E.
Quem tiver interesse em mais detalhes mineralógicos sobre da creedita, estas podem ser obtidas através do site mindat.org, ou através do nosso email info@luizmenezes.com.br.
O link direto para a página de creedita é o http://www.mindat.org/min-1151.html, mas o site todo merece uma visita.
Abraços
Carlos Menezes
Ótimo artigo, parabéns!
Olá Marcelo
Obrigado pela força!!
Abs
Carlos
gostaria que avaliem essa pedra por favor.
gostaria que avaliem essa pedra por favor.