IDENTIFICAÇÕES ERRADAS DE MINERAIS E FRAUDES
PRIMEIRO CAPÍTULO – “OBSIDIANA” OU “VIDRO-DA-TERRA”
Infelizmente os mercados de minerais, de gemas e de cristais esotéricos têm sofrido com um grande número de erros de classificação ( intencionais ou não ), bem como fraudes de diversos tipos. Isso leva os compradores menos preparados ou desatentos a adquirir “gato por lebre”, bem como dificulta o trabalho dos comerciantes honestos que têm de competir com imitações de menor ou nenhum valor.
Daremos ênfase ao que ocorre no mercado de minerais para coleção e de cristais esotéricos, pois no caso das gemas existe uma estrutura bem montada de laboratórios gemológicos que vêm sistematicamente estudando e publicando informações sobre materiais sintéticos e processos de modificação de cor, o que não ocorre na mesma escala no caso dos minerais e dos cristais.
No primeiro número desta série abordaremos uma fraude bastante atual, que é tentar classificar VIDRO como “OBSIDIANA” ou “VIDRO-DA-TERRA”.
A obsidiana é um vidro natural, sem estrutura cristalina nem composição química constante, encontrado no interior de lava vulcânica. Ocorre em vários países do mundo, mas apenas onde houve vulcanismo relativamente recente ( o que não é o caso do Brasil, onde as mais recentes erupções vulcânicas ocorreram há cerca de 40 milhões de anos! ). As cores são sempre muito escuras ( marrom, marrom-esverdeada, marrom-avermelhada ou preta ), e o material é, com raras exceções, translúcido ou opaco.
Como se trata de material de baixo valor seu uso como material ornamental se restringe à produção de pedras roladas, ovos, esferas e esculturas ( com a exceção da “obsidiana arco-íris” ou “rainbow obsidian”, encontrada no México ). As variedades naturais mais conhecidas são as seguintes:
– OBSIDIANA “LÁGRIMA-DE-APACHE”
– ocorre no Arizona como nódulos semi-esféricos ou alongados, de cor marrom-escura, translúcidos ou quase transparentes, medindo até cerca de 5 cm, e encontradas em solos resultantes da decomposição recente de lavas vulcânicas claras denominadas “perlitas”.
– OBSIDIANA “LÁGRIMA-DE-APACHE” NA PERLITA
– OBSIDIANA “FLOCOS-DE-NEVE”
– é um material preto opaco com nódulos brancos com aparência de flocos de neve ( causados pelo início de formação do mineral “cristobalita” ), é encontrada no estado do Utah, USA.
– OBSIDIANA “DOURADA”
– ocorre no México, tem cor marrom-esverdeada muito escura, translúcida, e apresenta inclusões tubulares, ocas, que proporcionam reflexões internas da luz do tipo “olho-de-gato”; os índios aztecas e os toltecas a utilizavam intensivamente na confecção de esculturas, ferramentas e pontas de flecha.
– OBSIDIANA “MOGNO”
– ou obsidiana “mahogany”, tem cor preta, opaca, com manchas marrom-avermelhadas, ocorre no México bem como em vários estados norte-americanos ( Arizona, Califórnia, Novo México e Oregon ).
– OBSIDIANA “ARCO-ÍRIS”
– é a variedade mais valiosa, consiste de uma matriz negra, opaca, com zonas internas iridescentes, o que resulta, ao se lapidar o material em cabochão ou na forma de coração, em reflexões internas verdes/ roxas/ azuis/ vermelhas. A ocorrência mais importante se localiza no México
Por outro lado, os vidros, sintéticos, vendidos fraudulentamente como “obsidianas” ou “vidros-da-terra” são verdes ou azul-esverdeados, completamente transparentes, o que jamais foi visto em obsidianas naturais. Sua ocorrência natural é geologicamente impossível: o solo, onde essas “obsidianas” teriam sido encontradas ( é sempre a mesma história, um garimpeiro de “total confiabilidade”, “que não mente”, encontrou a peça escavando a terra, ou um fazendeiro também “totalmente confiável” coletou-a do mesmo modo ), provém sempre da decomposição de uma rocha, seja ela sedimentar, metamórfica ou ígnea; nos dois primeiros casos jamais poderá ser encontrada uma massa de vidro natural, e as rochas ígneas encontradas no Brasil não são do tipo lava vulcânica extrusiva, que poderia conter massas de obsidiana natural ( mas nunca grandes, transparentes e azuis ); as lavas vulcânicas que existiram no Brasil há mais de 40 milhões de anos já foram completamente erodidas.
Recebemos recentemente uma oferta de uma fantástica “obsidiana verde” de 53 kg. A pedra é a das fotos abaixo.
A mensagem oferecendo-a, da qual retiramos os nomes pois queremos acreditar que a pessoa não agiu de má fé e sim por desconhecimento dizia:
Meu noivo – ******* – ligou para você, por indicação do ******, sobre uma obsidiana verde.
Trata-se de uma pedra com 53,3 Kg – 116 cm de circunsferencia; 32 cm de altura; 35 cm de largura.
Uma pedra muita bonita como você pode observar nas fotos que envio em anexo.
Gostaríamos que avaliasse e se quiser ver pessoalmente ou obter mais informações, por favor, entre em contato.
Tel: (**) ****-**** ou (**) ****-****.
Desde já agradeço pela atenção.”
Não estamos afirmando que a pessoa que enviou esta mensagem está agindo de má-fé, mas o que ela está oferecendo é um vidro artificial sem nenhum valor científico ou comercial.
A conclusão final é que não existem obsidianas azuis ou azuis-esverdeadas, transparentes, seja no Brasil seja em qualquer outra parte do mundo, e se alguém encontrou algo assim num solo é porque alguém ali a enterrou!
Quem tiver algum caso para contar ou sugerir, envie-nos pelo noso email info@luizmenezes.com.br
Até a próxima!
Olá, gostei muito da matéria sobre obsidiana. Sou fã numero um desse mineralito. Penso que os corações que são encontrados e trabalhados nas obsidianas são em primeira instância o reflexo da energia do amor que esta o tempo todo no universo e muitos não a sentem. Eu tenho uma obsidiana arco-íris com vários corações, um dentro do outro, iredescentes como voce escreveu.
Sou Terapeuta Multidimensional e uso obsidianas em casos em que a faxina no corpo emocional deve ser feita a nível de vidas passadas. É de fato uma pedra de alto poder libertador dos medos que afogam a humanidade num vale de lágrimas que são reflexos de ações muito pouco luminosas.
Sinceramente – Emerson Zocchi
Muito boa a matéria mesmo!
Oi Anderson
Obrigado pelo comentário. Sepmre que possível estaremos postando matérias desse tipo para que cada vez mais as pedras verdadeiras sejam valorizadas e as fraudes esclarecidas.
Grande abraço
Carlos
Emerson, onde consegue suas pedras? Sou nova no ramo de cristais e acho que me venderam gato por lebre, a minha obsidiana não tem as características acima, nem sequer se parece com vidro, parece uma pedra comum preta. Onde posso encontrar fornecedores de confiança?
Ana, você é de qual estado/cidade?
Tenho uma obsidiana natural 99511-4585
tenho aqui em ariquemes Rondonia uma quantidade muito boa, de pedra vidro da terra, 2.5 kl, gostaria de saber se vc. pode me indicar alguem que possa saber o valor dessa pedra e quem comercializa. fico no aguardo tenho fotos, como faço para anexar e enviar para vc.
Como gemólogo – especialização feita na UFOP – com longos anos de atuação no DF, digo com certeza absoluta que somente análises como espectrometria de fluorescência de raios X, espectrografia de emissão, difratometria de raios X, microscopia eletrônica Raman de varredura, área de superfície especifica por adsorção gasosa, sedimentometria e picnometria gasosa serão capazes de dar diagnósticos precisos sobre a origem desses vidros perfeitamente transparentes que estão aparecendo em vários estados brasileiros. Vi amostras de ocorrências do Norte, do Sul, em MG, Bahia etc. Em Brasília algumas pessoas tentam comercializar exemplares que somam algumas dezenas de quilos por milhões de reais. Isso é ilusão e emprego da má fé para enganar incautos.
Com a espectrografia pode-se com certeza identificar os componentes que indicarão se as amostras são artificiais ou naturais. Nem peso específico (P.E.) nem índice de refração (IR), nem dureza de Mohs, nem a observação de fluxos e de bolhas, nem fluorescência ultravioleta podem ser critérios seguros. Além dos exemplares verdes, perfeitamente transparentes, têm aparecido outros cinzentos, azuis, eivados de inclusões como bolhas, fluxos leitosos (lembram bandas esbranquiçadas), substratos que lembram terra de varias cores ou borra que podem ser substratos / impurezas de fundição. Alguns apresentam uma base plana, mas porosa, com vestígios de materiais estranhos retidos (englobados) pela matéria quando ainda em estado pastoso, antes de se solidificar. No meu entender essa “marca” plana é indício de que a matéria ainda pastosa foi depositada em espécie de forma forrada com substrato arenoso para dar aparência de naturalidade.
Encontrei uma gema de cor negra, opaca, não transparente e sem vincos ou prismas. Gostaria de saber de qual gema se trata pois já pesquisei e não encontrei nada parecido.
Aguardo resposta.
Olá Jean.
Você poderia nos enviar uma foto? Só pela descrição que você fornceceu é impossível ter idéia do que possa ser.
JEAN
Aqui em Campo Formoso Bahia,a terra das
esmeraldas,esta aparecendo grandes quantidades de ´´Obsidiana“,onde o pessoal diz que e de um garimpo proximo a cidade.so que ela sao pedras de todos os tamanhos ate 300kg bastante cristalizadas igual a um vidro.se nao e obsidiana pode ser um vidro natural??.
o vidro da terra?? a natureza faz ou toda essa historia e uma fraude??
agradeço.aguardo resposta.
Angelo p vieira
hotelc.formoso@hotmail.com
Olá amigo, tenho um caso muito parecido.Estive em uma fazenda aqui em Minas,região Norte,e achei uma pedra azul claro transparente muito parecido com vidro(obsidiana)como tratam,porém,como não tenho conhecimento,pedi um amigo que desse uma olhada,e,ele de pronto disse que é vidro da terra.Pergunto-Isso é possivel?Pois estava a uma profundidade de 1 metro mais ou menos, numa região nunca antes explorada.Mede 10cm de circunferência,por 03cm de largura.
Sem mais,aguardo retorno.
O que dizer das joias do Medalhão Persa que vende joias com Obsidiana Esmeralda.Elas são falsas então?
Olá Marinah.
Nunca vimos nenhuma obsidiana natural dessa cor. Esmeralda é esmeralda, pertence à família do berilo e não tem nada a ver com obsidiana.
Este nome empregado é um “nome de fantasia”, uma designação comercial e não um nome reconhecido internacionalmente com sendo de um mineral por nehum dos orgãos respeitados mundialmente.
Pelos detalhes em termos de geologia que o Luiz colocou no artigo você pode tirar suas concllusões sobre o que achamos em termos de autenticiade.
Obrigado pelo interesse!!
Carlos
Muito obrigado pela matéria,,, eu quase comprei um anel de obsidiana pra minha esposa achando que era esmeralda, e detalhe, ia pagar caro.
Excelente matéria, muito esclarecedora.
Olá Luiz,
Trabalho com tecnologia da informática e como hobby faço pesquisas de campo
em busca de rochas e cristais.
Uso de um detector de metais do com sistema de detecção refletivo, condutivo e indutivo. Também analiso o local através de
” sinais da natureza “, conhecimentos esses adquiridos com buscas/pesquisas
na internet e contatos com um Dr. em mineralogia da UNISINOS de São Leopoldo/RS.
Em dezembro de 2011, estive pesquisando em um local na serra gaúcha, mais
próximo ao litoral, encontrei uma boa variedade de minerais.
Enviei amostras de todo o material para a UNISINOS e a poucos dias, depois de 3 meses recebi o laudo oficial do mesmo.
Minhas amostras tratam-se de seixos de basalto, geodos de opala, lavas basálticas finas,calcedônias, fragmentos de zeolitas, cristais de rocha e um pequeno citrino, tudo isso retirado de basaltos intercalados com rochas sedimentares.
Na mesma área, encontrei rochas escuras que brilhavam muito ao amanhecer, quando úmidas pelo sereno.
Recolhi boa quantidade e enviei algumas para também análise.
( juntamente com o material acima identificado )
Segundo resultado, tratam-se de vidros vulcânicos ou obsidianas.
Laudo atestado por:
?????? ??????
Pesquisadora em Geociências
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Superintendência Regional de Porto Alegre
Rua Banco da Província, 105
51-3406-7347
Luiz, segundo vc., obsidianas não ocorrem no Brasil. Gostaria que esclarecesse baseado
no laudo que recebi. Veja um trecho e vale ressaltar que as obsidianas foram encontradas no mesmo local:
“”Estas amostras são obsidanas que constituem a porção mais externa dos derrames, tanto inferior quanto superior. São os chamados vidros vulcânicos. “”
“” A maior extensão de basalto do mundo abrange o Brasil (RS, SC, PR, SP, MS), Paraguai, Argentina e Uruguai. São 1.200.000 km2 de rochas formadas há 120 milhões de anos, no período Cretáceo (era Mesozóica), quando a África e a América do Sul começaram a se separar. “”
Enfim, aos poucos, pretendo transformar esse hobby em atividade lucrativa.
Você pode me dizer se isso é viável ?
Muito obrigado,
Luis Fernando
Novo Hamburgo/RS
ps.:posso enviar fotos amostras
Opa Luis!
Tudo beleza?
Opa Luis Fernando, muito interessante essas informações amigo, fico muito grato, me chamo Douglas e sou de Getúlio Vargas – RS, sou músico e faço artesanato por por prazer e pra aumentar a renda um pouco e ajudar no orçamento, … amigo você tem como me enviar fotos dessas obsidianas verdes vidro da terra, ou alguém que ler isso poderia me ajudar, tenho mais de uma centena dessa pedra em pedaços pequenos de 1x2cm…1x3cm…1x4cm, qualquer coisa posso enviar fotos, desde já fico muito grato, segue o e-mail abaixo!
Ganhei do meu amigo e com quem trabalho Rodrigo Alarcón que é joalheiro inclusive e trouxe do México um belo presente para mim, um pingente de pantera entalhada em uma obsidiana dourada. Ele comprou perto da Pirâmide do Sol(Tiotohuacan), a pedra é encantadora e na hora lembrou-me a obsidiana arco-iris, só que diferente desta e como a classificação diz, é dourada! AMEIIIIII
bom dia, muito interessante a matéria sobra a obsidiana. Sou paisagista e estou procurando pedras de vidro como aquela verde de 53 kg publicada no artigo para realização de projetos de decoração, poderia por favor me ajufar ou me dar o contato da pessoa que a ofereceu? muito obrigado. Mauro de Morais
Ola tenho uma obsidiana magnífica
Olá Mauro de Moraes.
Me chamo arley Miranda de Minas Gerais.
Eu conheço um homem que possui essa pedra verde . Me add aí no zap que mando fotos dela pra vc . 33 9 9947-8376
eu tenho uma pedra verde. entao ela nao é verdadeira ? puts, isso é fraude entao, fui enganado! processo vai correr solto agora entao!
Encontrei um fragmento azul nos Estados Unidos ,nao sei ao certo se e pedra ou vidro e do tamanho de uma gema de ovo ,aparenta azul claro, mas fui num lapidario em Boston e ele passo um ,beirada dela numa maquina e brilhou azul mais intenso, ele me falou que e uma tanzanita,mas nao ficou 100 % pois queria que eu.deixa,se com ele,mas nao dexei,meu tefome:9783278948 moro em Lowell MA USA,posso manda uma foto por telefone se algum perito interesa me liga fico agradecido
Gostaria de saber que pedra é essa?! Vc poderia ajudar?! Vou enviar a foto para info….
eu achei um pedra azul mais quem ver acha que e vidro mais onde eu achei eu n acredito ela e transparente liza
Eu comprei o anel de ouro com esmeralda obsidiana do medalhão persa então fui enganada é um vidro e eles vendem como esmeralda
Gostei muito bom
ola gostei da sua materia,comprei uma obsidiana cabochao dourada,como posso saber se eh verdadeira ou nao
Olá. Encontrei várias pedras em um local no meio da floresta (vivo na Amazônia), as pedras parecem com essa ultima que acusa ser falsa, mas as minhas são de um verde bem escuro. Parecem vidros, outras que encontrei no mesmo local não são como vidro, mas são verdes.
Alguém que entenda pode entrar em contato comigo? Fiquei curioso.
facebook.com/caladoleao
caladoleao@gmail.com
Sou educadora ambiental em Guarulhos – SP e montei uma exposição com rochas da região onde atuo (Grupo Itaberaba).
Dentre elas há umas rochas verdes escuras leitosas mt duras que cortam e clivam como vidro.
Pensei na possibilidade de ser vidro vulcânico, mas me alertaram que pode ser ¨borra de fundição de silicatos¨… nunca ouvi falar desse termo e não encontro nada pesquisando no Google, alguém pode me ajudar?
cfa.kelly@hotmail.com
ola boa tarde ha alguns dias tento descobri que tipo de pedra que eu tenho
uns dizem que é topazio ou quartzo outro disse que é mineral da esmeralda
o fato que ela verde tanto por dentro como por fora tem um brilho muito bom com e alé disso quando coloca a luz aparece uns brilhos como se tivesse minusculas pedrinhas brilhantes
poderiam me ajudar a descobrir que pedra é essa obrigado
O que seria uma pedra negra com um brilho dourado em seu interior?
Olá.Há quase 20 anos meu pai achou uma pedra verde idêntica a essa da foto na areia da construção da minha casa. Gostaria muito que você dissesse que tipo de pedra é essa aí da foto que te mandaram. Eu mandei as imagens da minha pedra por email pra vc ver. Eu tenho até hoje a pedra como objeto de decoração mas gostaria de saber que tipo de pedra e essa.
Boa tarde Luiz, passei um e-mail para você com fotos de 2 pedras encontrada em cima da terra outras enterradas
Parabéns adorei a matéria pois realmente é muito esclarecedora. Realmente tem muita gente que por ignorância sobre minerais ou por má fé tenta vender gato por lebre, além disso acho que no comercio as pessoas deveriam saber e informar de maneira correta e que vendem .
Aquu em Sâo Sebasrião litoral norte de sp, estão construindo a nova rodovia da tamoios e estao dinamitando muita rocha e foi encontrada uma pedra bem grande e verde gostaria de saber o que ela é. Esta na posse de um amigo meu e tenho fotos dela verde grande translucida pesa uns 5 kg e parece vidro será que pode ser uma obesidiana.
DIZER QUE NÃO TEM OBSIDIANA NATURAL NO BRASIL ACHO ARRISCADO. NO PARÁ TEM E NO ESPÍRITO SANTO TAMBÉM. EU JÁ VI NÃO VERDE MAS COR ESCURA. PRETA.
Recentemente apresentamos relatorio ao DNPM, de uma rocha e foi constatada como vidro vulcanico. foram feitos furos de 50m, apresentando cores preta cinza e marrom, mais no fundo verde leitoso e vermelho muito bonito depois de polido. Quadro 1 – Resultados dos ensaios físicos – amostras processo
Furo de sondagem/Intervalo(m) Absorção de água (%) Resist. ao ataque químico (ácido)nível
Amostra 1 – FS 04 (3,0 – 9,0) 0,2 2,0
Amostra 2 – FS 08 (1,0 – 3,5) 0,1 2,0
Amostra 3 – FS 10 (9,0 – 37) 1,9 2,0
Amostra 4 – FS 11 (12,25 – 19,85) 0,2 2,0
Amostra 5 – FS 12 (5,4 – 34,90) 0,5 2,0
Amostra 6 – FS 14 (34 – 35) 0,8 NR
Quadro 2 – Resultados das análises químicas – Caulim
IDENTIFICAÇÃO SiO2 Al2O3Fe2O3TiO2 MgO CaO Na2O K2O MnO P.F.
Amostra 1 – FS 04 53,54 13,95 11,5 1,27 4,72 8,39 2,82 0,89 0,17 1,28
Amostra 2 – FS 08 66,86 13,12 5,90 0,85 1,26 3,11 3,55 2,98 0,10 1,99
Amostra 3 – FS 10 68,40 12,99 5,76 0,84 1,24 2,77 2,97 4,15 0,10 0,52
Amostra 4 – FS 11 67,06 13,07 5,87 0,84 1,26 3,15 3,95 2,30 0,10 1,97
Amostra 5 – FS 12 68,00 13,00 5,65 0,86 1,51 2,61 2,77 4,34 0,10 0,87
Amostra 6 – FS 14 68,59 12,98 5,78 0,84 1,34 2,17 2,61 4,76 0,10 1,14
7.2. Exeqüibilidade Econômica da Lavra – Basalto/Vidro basáltico/Dacito
Através do resultado obtido com o cálculo da reserva medida, bem como o
volume de estéril, apresentar-se-á, a seguir, os cálculos da exequibilidade
econômica da lavra.
O Quadro 7 apresenta o somatório dos volumes de estéril, reservas, cobertura
média para a reserva de rocha vulcânica.
Quadro 7 – Somatório dos volumes de estéreis, reserva e cobertura média
Volume medidoestéril (m3) Reserva medida(t) Cobertura média(m)
Basalto/Dacito 9.600.266,00 52.802.568,00 9,00
Vidro basáltico 3.471.946,00 7.209.233,00 7,50
Total 13.072.212,00 60.011.801,00 8,25
Gostaria de publicar foto do material polido e bruto. como faço?
Bom dia!
Fiz curso de gemologia, e tenho aulas particulares, tenho várias peças de vidro cor Verde interessantes , retirado da natureza, mas sei que isso não quer dizer nada… como posso identificala,
Qual o teste a ser feito,que vai me ajudar identificar esse material. ….
Desde já meu muito obrigado!
Boa tarde!
Achei umas pedras no alto de um morro aonde formou se valas feitas pelas enxurradas, tais pedras parecidas com vidro de cor esverdeadas porém leitosas, levei a um velho garimpeiro, mas o mesmo falou que era pedras de vidros que vieram de indústria de aço, fiquei desconfiado da conversa do mesmo pois quem jogaria essas pedras no alto de uma montanha e dentro de riachos, queria muito a ajuda de um especialista para identificar realmente as pedras, seu meu contato caso alguém queira me ajudar. 27 99848-2136
Olá amigo ótima tarde , achei aqui em casa no sítio perto de nascente pedras aí tive a curiosidade de quebrar e todos pedras ao redor são iguais parecem ferro , sabe por dentro tem barro com pedra preta , e rígida e possível ser minério de ferro ou outra coisa se quiser mando fotos
Encontrei uma pedra de cor preta e queria descobrir o modelo dela, sera que voce pode me ajudar ?
Boa tarde… Achei umas pedras que parecem vidro de cor verde escura, e uma delas reflete em um pedaço bem pequeno as cores, amarela, rosa, verde. Quero saber se é preciosa.
Tenho uma pedra que parece ser meteorito e preciso fazer o Analice ,presídio da sua ajuda ,como faço pra mandar uma amostra?
Acabei de ver no canal History H2 uma minha de obsidiana verde, no México. Exploração Asteca 1° temp. Ep. 3
Gostei da matéria, foi esclarecedora, porém estou com uma pedra cinza escuro e gostaria de saber que tipo de pedra é. Levei a um ‘especialista” e ele me disse ser pedra obsidiana e no entanto pelo artigo aqui esclarecido não é. Ainda tenho dúvidas sobre a pedra e ainda gostaria de saber onde posso mandar para análise se puder me orientar nisso agradeço. Obrigada
Fui passar um fds em Ouro Preto MG e encontrei uma obsidiana no estacionamento da pousada. Peguei umas pedras do tamanho de paralelepipedos Ou seja, nem os donos sabem desse minério existente.
Olá! Fui ontem ao Salão do Artesanato, no Expo Center Norte, em São Paulo… e adquiri uma pedra (suportamente) “Obsiquiana”.
Como eu não tinha conhecimento dessa pedra, comprei… mas pesquisando algumas informações literalmente foi “gato por lebre”; Ela é totalmente translúcida… idêntica ao vidro ou resina; verde água.
O local que fez a venda é bem conhecido por trazer pedras da região de Goias… e tem renome.
Como faço para encaminhar uma foto da pedra?
Muito obrigado!
Corrigindo… pedra Obsidiana; sorry
Achei uma jazida dessa pedra obesidiana negra (preta), no entanto lendo sua matéria fiquei na dúvida. Fui a fundo nas pesquisas, e achei inúmeras semelhantes como: onix, opala negra, turmalina e ect.
Quero muito saber mais sobre ela, qual o seu valor real, quem são os melhores compradores, tudo sobre sua viabilidade.
Meu Whatsapp: (063) 9 9272-3990.